O Programa Ori é uma iniciativa inovadora da Associação de Afro Envolvimento Casa Preta, que se dedica a fomentar a leitura e o conhecimento na comunidade local. A Casa Preta, mantenedora de uma biblioteca comunitária com um acervo de cerca de 1.800 livros, artigos e revistas, sempre buscou ser um espaço de mediação e troca cultural.
Com a chegada da pandemia, a associação enfrentou o desafio de adaptar suas atividades presenciais, essenciais para a interação da comunidade com o acervo. Assim, nasceu a proposta de informatizar o acervo, criando um cadastro virtual de leitores e leitoras. Essa transformação visa não apenas facilitar o acesso e a reserva de livros, mas também envolver a comunidade na construção de um mapa da leitura da Ilha, que possa influenciar políticas públicas locais.
Além disso, o Programa Ori busca garantir a continuidade das atividades de mediação de leitura, adaptando-as ao novo contexto. Para isso, são desenvolvidas mídias audiovisuais que promovem o uso da biblioteca virtual, tornando o conhecimento mais acessível e dinâmico.
O Movimento Plataformas, que fundamenta o Programa Ori, se alicerça em quatro princípios essenciais: ancestralidade, combate ao racismo, apropriação tecnológica e participação social. Através de pedagogias que valorizam a autonomia tecnológica e o conhecimento livre, o programa promove a expressão cultural e a valorização da identidade afro-brasileira, utilizando também a música e laboratórios musicais.
Com o Programa Ori, a Associação de Afro Envolvimento Casa Preta reafirma seu compromisso com a educação, a cultura e a inclusão, criando um ambiente onde a leitura é um voo livre, acessível a todos.